Plenária Final
Educação, Arte, Cultura e Meio Ambiente
· Mais ônibus 125, 352, 354 (principalmente, pois é o único que serve a zona Leste e zona Norte), 616 nas horas de pico. Uma linha de ônibus para cada terminal.
· Solicitar que a linha 125 faça integração a partir da parada em frente ao INPA, com liberação da entrada para os estudantes da UFAM, no sentido Campus.
· Criar nova linha que venha pela av. das torres saindo do T3, para atender os universitários que residem nas zonas Norte e Leste.
· Reivindicar a adaptação dos veículos de transporte coletivo ao nosso clima, com abertura da parte superior das janelas. Acessibilidade aos cadeirantes e qualquer outro portador de necessidades especiais ao transporte público.
· ENEM e REUNI: pela revogação do ENEM como método de ingresso na universidade e revogação do REUNI e ENADE.
· Contra a proibição das sextas culturais e maior incentivo à arte e cultura, com criação de mais projetos nestas áreas.
· Realização do FUM – Festival Universitário de Música – como prevê o estatuto do DCE. Após a realização de um Fórum Cultural;
· Professor titular faltoso: penalização do professor titular faltoso, penalização do chefe do departamento quando o professor titular faltar e não ser penalizado pelo departamento e cogitar a substituição (exigir concurso público) do professor titular faltoso.
· Professor substituto: Realização de concurso que atenda à demanda de todos os cursos.
· Solicitar gerador para as outras unidades que não a possuem, inclusive para o interior.
· Segurança: Iluminação das unidades e mais seguranças trabalhando nas mesmas de forma proporcional ao número de alunos das unidades em todos os turnos de atividade. Criação de unidades de vigilância em todas as unidades.
· RU: trocar o fornecedor do R.U e, para a próxima licitação, criar novos critérios para a contratação da nova empresa, que impeçam a ocorrência de problemas atuais, como bichos na comida.
· Inclusão dos seguintes cargos para realização de concurso público: limpeza e conservação (englobando manutenção das instalações);
· Ativação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do setor Norte e a construção da ETE do setor Sul, do campus universitário Senador Artur Virgilio Filho, com a apresentação do projeto com a data para a finalização do mesmo, assim como abertura de inquérito pra responsabilizar os culpados dos danos causados.
· Uma maior participação da UFAM nos debates de Saneamento Básico do Estado do Amazonas.
· Que a UFAM se insira efetivamente na questão da construção do Porto das Lages na Colônia Oliveira Machado.
· Exigir a participação ativa da Universidade Federal do Amazonas no PPP (Planejamento Político Pedagógico) tanto da SEDUC quanto da SEMED, para uma melhoria na qualidade do ensino básico.
· Pela ampliação dos Planos de Assistência Estudantil que contemple a comunidade universitária em suas necessidades.
· Pela manutenção da autonomia da Casa do Estudante na seleção de novos membros.
Movimento Estudantil e conjuntura política:
· Que o CEUFAM seja para todos os alunos da UFAM;
· Que os Diretórios Regionais façam seus congressos e retirem delegados para participar do CEUFAM;
· Que se crie em CEB código de ética do DCE;
· Pensar em modificação do Estatuto do DCE, no que diz respeito a inserção das unidades do interior com direito a voz e voto;
· Que seja garantida a participação de delegados do interior, sendo um representante de cada curso e um representante do diretório regional de cada polo no CEUFAM via eleição direta organizada pelos DR’s e CA’s de cada polo.
· Pela manutenção da meia passagem. Lutar pelo passe livre;
· Transporte de boa qualidade na UFAM e comunidade;
· Lutar para desvinculação das verbas, o interior possa ter dinheiro para bancar os seus custos. Para comprar uma lâmpada pede-se autorização de Manaus.
· Construção do RU no setor norte no campus Manaus;
· Segurança na universidade;
· Que a UFAM garanta a vinda dos discentes do interior para os congressos e reuniões que decidem questões referentes aos mesmos;
· Que os departamentos efetivamente funcionem a noite e aos sábados juntamente com o RU com qualidade e biblioteca até as 22:00;
· Fim da UNISOL;
· Seminário pelo fim da UNISOL: UNISOL para que?
· Lutar pela construção da Casa dos Estudante/ restaurante universitário/ ginásio poliesportivo no interior;
· Conclusão de obras inacabadas nos campus;
· Mais verbas para pesquisa, ensino, extensão e para casa do estudante;
· Melhoria dos cursos noturnos;
· Encaminhar às instâncias de coordenação e principalmente à reitoria: o cumprimento, por parte dos departamentos, do estabelecido no Estatuto da UFAM e no respectivo regimento geral: A construção da coletividade democrática dos projetos políticos pedagógicos dos cursos de graduação, enfatizando a construção efetiva doe todos os interessados (alunos principalmente), em sua construção. Ainda que a PROEG se pronuncie a respeito e tenha participação como órgão coordenador, fiscalizando se os departamentos, através de seus colegiados, coloque-os em prática.
· Que o DCE organize debates sobre opressões de gênero, raça e LGBTT;
· A assistência Estudantil para alunos da noite, com janta oferecida pelo RU; (Assistência estudantil)
· Discutir a ANEL;
· Não a restrição da Meia-Entrada;
· Lutar pelo Passe Livre;
· Por um DCE atuante;
· Não a privatização da sede do DCE-UFAM e a qualquer atividade financeira não comunicada em CEB aos Centros Acadêmicos;
· Que o DCE cumpra com seus deveres estatutários;
· Lutar pela garantia da qualidade aos novos cursos criados pelo REUNI;
· Pelo fim da ocupação militar no Haiti;
· Contra a criminalização dos movimentos sociais;
· O petróleo tem que ser nosso! Não à privatização da Petrobrás;
· Não à exploração do pré-sal por grandes grupos estrangeiros;
· Preservar os direitos trabalhistas para quando sairmos da universidade: contra o fator previdenciário;
· Que a Universidade garanta a vinda dos conselheiros universitários discentes para as reuniões do CONSAD/CONSEPE/CONSUNI;
B) Calendário para eleição do DCE:
C) Lançamento do edital: 08/03;
D) Inscrição de 08/03 à 22/03;
E) Campanha 23/03 à 12/04;
F) Eleição: 13/04;
G) Estabelecimento de comissão eleitoral com cinco CA's. Os Centros Acadêmicos são: CACHA, CACIEN, CALLES, CECLA e CASSA.
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