terça-feira, 9 de agosto de 2011

Saudações Estudantis!

O CACHA visando melhorar a comunicação com os estudantes do curso divulgará suas atividades a partir de hoje, no blog do curso, nos e-mails e no mural, as atividades, reuniões e mobilizações que dizem respeito as demandas do nosso curso e da Universidade. 

Veja o que ocorreu depois da nossa posse:

Depois da nossa posse ocorrida em 4 de março de 2011 e atendendo as cobranças pelas melhorias imediatas, começamos a cumprir algumas metas de campanha como a solicitação de melhoria das estruturaras do bloco de salas de aula de história e da sala do CA. Tais solicitações ocorreram inclusive com a colaboração e reforço do Departamento e do Instituto, sendo parcialmente atendidas.

- Realizamos a primeira assembleia da nossa gestão onde destacamos os seguintes pontos:

- Assumimos nossa vaga na comissão eleitoral do Processo eleitoral do Diretório Central dos Estudantes – DCE, participando do Conselho de Entidade de Base, que reuniu vários CA’s, reorganizando o processo,que culminou na eleição da nova gestão do DCE;

- (Organizamos o processo de tiragem das carteirinhas;

- Participamos da reunião do conselho departamental do ICHL – CONDEP, para tratar da representação discente do referido conselho, junto aos demais centros acadêmicos do ICHL, reivindicamos melhorias na infra-estrutura,na questão político pedagógica e de serviços como: transporte segurança e limpeza.Alem de debater os eventos culturais e acadêmicos,no que diz respeito aos seus formatos.

Participamos também da aula sobre políticas afirmativas nas instituições de ensino superior / Professor Doutor José Josué Carvalho - UNB. 
No dia 21 de Março, participamos de Ato da Jornada de Luta das entidades estudantis, que entregou diversas reivindicações na reitoria da universidade, pautando especialmente a falta de professores; 

Nas reuniões com o Departamento:

Apresentamos a nova gestão do CA e as duas representações discentes (Beatriz Calheiro e Dayse Sicsú). 
Discutimos junto ao Departamento a Apreciação do professor voluntário Macário para disciplina de Historia Antiga.

Abertura de processo seletivo para o cargo de professor substituto;

Indicação de um professor Doutor para compor o comitê do PIBIC e representar o curso de História na aérea Humana; foi feito o convite ao professor Dr. Nelson Tomelin e aceita pelo mesmo, sendo aceita também por unanimidade por todo colegiado de História;
 
Mudança de Tutoria do Estágio Probatório da Professora Kátia Couto para Professora Dr.ª Maria Luiza para Professora Dr.ª Marcia Eliane, sendo está ultima aceita por unanimidade; 

Convite feito pelo Professor Mestre Aloysio Nogueira para Palestra de Discussão da Estatuinte. 
Decidiu-se em unanimidade a abertura de concurso genérico para professor substituto de História, para suprir a falta de professores nas seguintes disciplinas (História Antiga, Amazônia, Amazônia Cultural e Brasil IV). 


Foi decidido que a forma da seleção seria: prova didática, filmada obrigatoriamente.

1 - Renovação do Contrato do professor Substituo Sérgio por mais um ano; 

2 - Apresentação e apreciação do relatório parcial do estágio probatório do professor doutor Nelson Tomelin;

3 - Oferecimento da disciplina Prática integrada IV no curso de férias no lugar de uma optativa; Obs: As disciplinas Brasil IV e Prática V não serão oferecidas em curso de férias.Iniciarão, assim que o contrato dos professores substitutos (Macário e Nasthya) for assinado, o que já ocorreu e as disciplinas estão sendo ministradas. 

4 - Escolha de membros para compor a comissão de preparação da Comemoração dos 30 anos do Curso de História. Que foi escolhida no último 12/07 ,sendo composta pelos seguintes: Professoras Mª Eugenia e Patricia Sampaio, Professores: Nelson Tomelin e Francisco Jorge e Representação Discente – CACHA. 

Em reunião convocada pelo Pró Reitoria de Assuntos Comunitários – PROCOMUN, debatemos questões como R.U, Integração e Segurança, ficando acertado outros encontros onde, definimos a data do Festival Folclórico para 19 de Agosto,a comissão e o tema mas recentemente, serão apresentadas as culturas dos estados da região norte e nosso Curso no sorteio ficou com o AMAZONAS!

Além do festival, para qual devemos nos preparar, aguardem nossa edição do Pergaminho e a Semana de História: Abordagens históricas e suas perspectivas - em Setembro, os que desejarem participar da organização, é só nos procurar, toda ajuda é bem vinda e não falta trabalho e boas ideias.

Por fim, para qualquer esclarecimento, nos dispomos a atendê-los!

Aceitamos sugestões por e-mail ou nos contate por telefone, acompanhe no blog e no twitter: @cachaufam


Beatriz Calheiro - Presidente
9111 4076

Giselle Tame - Secretaria Geral
9272-9888

Um comentário:

  1. Povo de História/ Ufam. Fiquem ligados. Hoje será o dia que os Professores decidiram se adeem ou não a greve dos servidores.

    ResponderExcluir